4 experiências com magnetismo que vão deixar você com a boca aberta

O magnetismo é um fenômeno físico conhecido que descreve as forças de atração e repulsão entre diferentes materiais, como ferro e outros metais. Seu funcionamento baseia-se no velho ditado popular que diz que “os opostos se atraem”, enquanto que os que apresentam a mesma carga, logicamente, se repelem.

Na civilização grega o magnetismo já era conhecido, mas não seria até o trabalhos de James Clerk Maxwell quando a ciência “entenderia” o fenômeno por inteiro. Suas famosas quatro equações eram, originalmente, vinte e conseguiram sintetizar na conhecida teoria eletromagnéticas os resultados experimentais de outros pesquisadores, como Coulomb, Gauss, Faraday ou Ampere.

Polígonos regulares: o efeito do magnetismo na água

O divulgador Manuel Díaz Escalera concebeu um experimento simples que poderia testar as propriedades magnéticas na água. Para demonstrar este fenômeno físico, ele usou fichas do familiar jogo de damas. Usando essas “peças” Díaz Escalera mostra como o magnetismo provoca a formação de polígonos regulares sobre a água, devido às forças de atração e repulsão entre elas:

Click here to view the video on YouTube.

Este vídeo mostra claramente como o magnetismo também é capaz de atuar e “ficar” na água. É por isso que as fichas forma polígonos regulares no próprio copo com água.

O efeito magnético de “desacelerar” os movimentos

Imagine tentar introduzir uma peça metálica de neodímio através de um tubo de cobre. O que vai acontecer? O magnetismo é capaz de desacelerar seu movimento através do cilindro de cobre, algo que já pensou o físico Heinrich Friedrich Emil Lenz, que enunciou a então conhecida Lei de Lenz.

Click here to view the video on YouTube.

Esta teoria física foi determinada pelo cientista em 1833, e afirma que “o sentido das correntes ou força eletromotriz induzida se opõe sempre a causa que a produz, ou seja, a variação do fluxo”. Como mostrado no vídeo, a passagem das peças de neodímio “freiam” por um puro efeito magnético.

A Terra, esse grande campo magnético

Quando falamos de magnetismo, não devemos esquecer que nosso planeta se comporta como um grande ímã. Essa observação já foi feita em 1600, quando o físico e filósofo britânico William Gilbert assinalou essa semelhança. O fenômeno magnético terrestre, no entanto, já era usado há muito tempo, com as famosas bússolas em navegação.

Click here to view the video on YouTube.

Podemos comprovar a perfeição como funciona o magnetismo terrestre através do vídeo anterior. Mais uma vez o divulgador Díaz Escalera mostra facilmente como se comportaria o campo magnético dentro da bola de cortiça (que funciona como se fosse o planeta Terra). As limalhas de ferro se situam de acordo com as linhas de força que saem do polo norte do ímã e entram no polo sul da bola de cortiça.

Truques de mágica que nos deixam “magnetizados”

O quarto e último truque com o magnetismo é, na verdade, uma simples ilusão de ótica, que nos ajuda a misturar ciência e magia. É possível empilhar moedas usando apenas seu canto? O poder dos efeitos magnéticos é tão grande que podemos realmente começar a “hipnotizar” nossos ouvintes com um punhado de moedas:

Click here to view the video on YouTube.

A pesquisa, especialmente em áreas tão “árduas” como a física, podem ser divulgadas por meio de experiências simples como as citadas. Embora o magnetismo seja conhecido há séculos, a verdade é que é muito fácil mostrar como esse fenômeno físico funciona através de vários truques, fazendo com que o ensino e a aprendizagem sejam menos complicados.

Imagens | Dayna Mason (Flickr)

O post 4 experiências com magnetismo que vão deixar você com a boca aberta aparece primeiro no BlogThinkBig Brasil.


Fonte : blogthinkbig.com
Leia mais : 4 experiências com magnetismo que vão deixar você com a boca aberta

Top
%d blogueiros gostam disto: